segunda-feira, 18 de abril de 2011

Alonso e a asa móvel na China

Disputa entre Fernando Alonso e Michael Schumacher durante o GP da China
Muita gente já falou comigo sobre a suposta infração de Fernando Alonso às regras de uso da traseira móvel (DRS ou Drag Reduction System, em inglês) durante a disputa do GP da China, disputado no domingo. Tudo porque o espanhol teria acionado o equipamento fora da zona de ultrapassagem quando perseguia Michael Schumacher na 23ª volta. Tudo isso aconteceu no trecho entre as curvas 14 e 16, antes da reta dos boxes.
Na hora da corrida, até notei esse movimento da asa, em um replay da transmissão (veja no fim do post) e fiquei curioso por não ter havido uma investigação. Na correria do domingo, acabei deixando este incidente de lado. Pois agora a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) explicou o incidente: um problema com Alonso causou a abertura do DRS. Segundo a entidade, o acionamento não teria ajudado e sim, atrapalhado.
Vale lembrar que a zona de ultrapassagem em Xangai começava na reta oposta, 750 metros antes da curva 14, um hairpin, e se encerrava no momento da frenagem dos carros, que automaticamente desativava o sistema. Uma falha eletrônica causou o acionamento do DRS de Alonso, que deixou a asa aberta por um curto período após a curva 14. Os comissários da FIA estão investigando a questão.
Vale lembrar que Alonso já havia sofrido com problemas no DRS no GP da Malásia, quando sua asa travou fechada na parte final da prova por causa de uma falha hidráulica. Parece mesmo não ter havido vantagem para o espanhol. Só que este acionamento fora de hora é muito perigoso. Imaginem se a asa abre no meio de uma curva de alta como a Eau Rouge? Provocaria um acidente de enormes proporções. O equipamento já provou ser eficiente para o aumento das disputas. Precisa agora confirmar a segurança em seu uso.

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