sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Ferrari terá um brasileiro além de Massa em 2011


Campeão da F-Future Fiat sai domingo e entra na academia de jovens pilotos da equipe italiana

SANTA CRUZ DO SUL - Neste domingo, na última rodada da Fórmula Future Fiat, em Santa Cruz do Sul, será definido o brasileiro que fará companhia a Felipe Massa na Ferrari em 2011. Claro que ainda não para andar na Fórmula 1, mas para dar os primeiros passos dentro da equipe mais popular de todo o mundo. O campeão da categoria-escola vai ganhar um prêmio inestimável: entrar para a Academia de Pilotos da Ferrari e ainda correr de graça na Fórmula Abarth italiana, uma das portas de entrada para o automobilismo europeu. O carioca Nicolas Costa, o paulista João Jardim e o gaúcho Francisco Alfaya são os favoritos ao título. "Ganhar esse prêmio seria tudo, seria a realização de um sonho, porque quando você começa a correr de kart já pensa em um dia entrar na Fórmula 1 e vestir o macacão vermelho da Ferrari", lembra Nicolas, o líder do campeonato com 110 pontos contra 103 dos rivais mais próximos. O potiguar Johilton Pavlak tem 93 e corre por fora na disputa.

A oportunidade que a Fórmula Future Fiat está proporcionando aos jovens talentos brasileiros foi conseguida graças à influência de Massa, um dos idealizadores da série de base que integra o Racing Festival, junto aos dirigentes de Maranello. E os meninos estão tentando fazer a parte deles. Desde a rodada de Brasília, em outubro, Nicolas vem investindo forte na carreira. Teve a chance, junto com João Jardim, de conhecer de perto como funciona a Fórmula Abarth na Itália e ainda foi convidado para disputar a Abarth Cup, na qual faturou o título após duas corridas na chuva. "Meu resultado lá prova que os brasileiros - eu, o João Jardim, e os outros também - podem andar de igual para igual com os caras. Eles podem morar na Europa, ficar mais perto das equipes, mas não tem nenhum mágico", brinca o piloto de 18 anos, que chegou em quarto na primeira corrida e venceu a segunda para levar o título que nem ele mesmo esperava. Semana passada, nos Estados Unidos, correu um torneio da Skip Barber e também foi campeão após quatro corridas (duas vitórias, um segundo e um terceiro).

João Jardim é outro que vê com bons olhos a temporada que faz na Fórmula Future Fiat, sua primeira em monopostos. "O Fórmula 3 é um carro muito rápido, custa caro para você aprender, e essa oportunidade que temos aqui no Brasil de andar nessa categoria-escola é excelente", explica. "Gostei demais do que vi na Europa, porque são muitos pilotos brigando pela vitória, as equipes são bem estruturadas, a troca de informações com os engenheiros são intensas. E quem é da Academia da Ferrari pode contar com apoio de psicólogo, nutricionista e outros fatores importantes que podem fazer a diferença entre um piloto e outro. Independente se eu ficar com o título ou não, a Fórmula Abarth é uma categoria que, com certeza, eu gostaria de competir no ano que vem. Fiquei impressionado."

Outro piloto que está ansioso pela definição do título é Francisco Alfaya, que começou a temporada com força total, venceu corridas, perdeu um pouco de rendimento, mas aposta na rodada no quintal da sua casa para festejar no domingo. "Minha carreira daqui para frente depende desse prêmio, porque é muito difícil arrumar um patrocínio que te dê tranquilidade para competir. A minha meta é ir correr fora do Brasil no ano que vem, mas sem dinheiro não tem jeito. Mas claro que essa vaga da Ferrari mexe com qualquer um. Afinal, chegar ao mercado europeu e ainda dentro da Academia da Ferrari é algo raro de acontecer", observa. "Saber, por exemplo, que o Nicolas ganhou esse torneio na Itália deixa claro que o nível da nossa categoria aqui está bastante alto."

Pavlak sabe que a tarefa não será fácil, mas não perde as esperanças e até já faz planos para o final de semana. "Sei o que preciso para ser campeão. Tenho de ganhar as duas corridas e ainda contar com uma combinação de resultados. Mas não vou entrar pensando nessa situação, vou priorizar o aprendizado, que na verdade foi aquilo que me motivou desde a abertura do calendário. Estou me adaptando bem à pista aqui em Santa Cruz e quem sabe possa alcançar este prêmio. A Ferrari tem toda uma estrutura profissional que sem dúvida vai acelerar o crescimento de quem chegar lá."

O Racing Festival, apresentado pelo Banco Santander e Fiat, tem patrocínio da Shell, co-patrocínio da Pirelli e FPT Powertrain Technologies, apoio Magneti Marelli e Rodas Scorro e realização da RM Racing Events.

Fabrício Lima
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