Peso extra prejudica desempenho assim como queda da temperatura, que acarretou dificuldade para aquecer pneus e diminuiu aderência na pista do Albert Park
O trabalho nas duas semanas de intervalo entre os GPs do Barein e da Austrália já começa a render frutos para a Virgin Racing, equipe estreante que é defendida por Lucas Di Grassi (Clear, Eurobike, Sorocred, Schioppa, Locaweb). O time já apresenta rápida reação em termos de durabilidade e permitiu que o piloto brasileiro fizesse séries maiores de voltas sem nenhum inconveniente neste quesito.
"Nosso objetivo é fazer esta corrida como se fosse um teste, chegando ao final da prova", afirmou. "E quando o carro estiver totalmente confiável, o foco vai ser a melhora no desempenho", apontou. O 22º lugar obtido para o grid, no entanto, não demonstra a real condição do VR-01, primeiro carro a ser completamente desenvolvido no CFD, dispensando o uso do túnel de vento.
"Não é a nossa posição real por causa do peso extra que estamos carregando", revelou o piloto, que assim como o companheiro de equipe, tem sido instruído por seu engenheiro a ir para a pista com uma quantidade maior de combustível, ao contrário do que ocorre normalmente em treinos classificatórios, quando os pilotos usam uma quantidade mínima de gasolina para diminuir o peso, e consequentemente, conseguir tempos de volta mais rápidos.
A medida trata-se de uma precaução em virtude de um problema enfrentado na sexta-feira com um dos pescadores de combustível (que leva a gasolina do tanque para o motor) do VR-01. Nick Wirth, projetista do modelo da Virgin, explica que tanto o carro de Lucas como o do alemão Timo Glock estão indo à pista sempre com combustível extra, o que acarreta sobrepeso.
"Além disso, sou mais alto e mais pesado que o meu companheiro de equipe, e só esta diferença já representa cerca de oito décimos no tempo de volta", apontou o brasileiro. "Então, acho que em condições normais nós estaríamos mais próximos dos carros da Lotus", analisou.
Além do peso extra em seu VR-01, houve outro fator que impediu o brasileiro de conquistar tempos de volta mais baixos durante o classificatório. Fator externo que pegou alguns outros pilotos de surpresa: a súbita queda da temperatura ambiente - e por conseqüência, do asfalto - entre o terceiro treino livre, realizado durante a manhã (no horário australiano), e a sessão que definiu as posições no grid.
"O treino livre foi bom, consegui dar várias voltas", afirmou Lucas, que marcou o 21º tempo da sessão e ficou à frente de seu companheiro de equipe na Virgin Racing, o alemão Timo Glock. "Depois disso melhoramos um pouco o acerto, mas a temperatura na hora da classificação baixou 10 graus, o que tornou a tarefa de aquecer os pneus bem mais complicada, e o carro ficou muito instável e difícil de guiar, nos impedindo de maximizar a performance do carro nas voltas lançadas", explicou o brasileiro, que ficou com a 22ª posição no grid de largada.
Este foi um drama comum enfrentado por alguns pilotos em Melbourne. Felipe Massa também afirmou logo após o treino classificatório que por causa da queda de temperatura ele não conseguia maximizar o desempenho dos pneus em suas voltas rápidas.
Entretanto, o estreante brasileiro se mostra otimista para a corrida, que tem largada marcada para as 3 horas da manhã (horário de Brasília) deste domingo (28), com transmissão ao vivo pela Rede Globo. "Gostei da pista. Ela é mais rápida do que parece, mas tem muitas ondulações, o que para o nosso carro não é o ideal. O carro está melhor, não tivemos mais problemas hidráulicos. Depois de um início difícil, encontramos o caminho certo, e repito: quero fazer a corrida com o objetivo de terminá-la", disse.
Confira o grid de largada para o GP da Austrália:
1-) Sebastian VETTEL (ALE/Red Bull-Renault) - 1min23s919
2-) Mark WEBBER (AUS/Red Bull-Renault) - 1min24s035
3-) Fernando ALONSO (ESP/Ferrari) - 1min24s111
4-) Jenson BUTTON (ING/McLaren-Mercedes) - 1min24s675
5-) Felipe MASSA (BRA/Ferrari) - 1min24s837
6-) Nico ROSBERG (ALE/Mercedes) - 1min24s884
7-) Michael SCHUMACHER (ALE/Mercedes)- 1min24s927
8-) Rubens BARRICHELLO (BRA/Williams-Cosworth) - 1min25s217
9-) Robert KUBICA (POL/Renault) - 1min25s372
10-) Adrian SUTIL (ALE/Force India-Mercedes) - 1min26s036
11-) Lewis HAMILTON (ING/McLaren-Mercedes) - 1min25s184
12-) Sebastien BUEMI (SUI/Toro Rosso-Ferrari) - 1min25s638
13-) Vitantonio LIUZZI (ITA/Force India-Mercedes) - 1min25s743
14-) Pedro DE LA ROSA (ESP/Sauber-Ferrari) - 1min25s747
15-) Nico HULKENBERG (ALE/Williams-Cosworth) - 1min25s748
16-) Kamui KOBAYASHI (JAP/Sauber-Ferrari) - 1min25s777
17-) Jaime ALGUERSUARI (ESP/Toro Rosso-Ferrari) - 1min26s089
18-) Vitaly PETROV (RUS/Renault) - 1min26s471
19-) Heikki KOVALAINEN (FIN/Lotus-Cosworth) - 1min28s797
20-) Jarno TRULLI (ITA/Lotus-Cosworth) - 1min29s111
21-) Timo GLOCK (ALE/Virgin-Cosworth) - 1min29s592
22-) Lucas DI GRASSI (BRA/Virgin-Cosworth) - 1min30s185
23-) Bruno SENNA (BRA/Hispania-Cosworth) - 1min30s526
24-) Karun CHANDHOK (IND/Hispania-Cosworth) - 1min30s613
Lucas Di Grassi na internet: www.lucasdigrassi.com.br
Visite o site da Virgin Racing*: www.virginracing.com
*Para garantir o acesso às imagens, basta clicar no link "media", no canto inferior direito da página, e fazer o cadastro. Você receberá em seu e-mail um login e senha para conferir também as fotos do carro e dos pilotos
Fotos: Virgin Racing
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Rodolpho Siqueira/ Cleber Bernuci
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"Nosso objetivo é fazer esta corrida como se fosse um teste, chegando ao final da prova", afirmou. "E quando o carro estiver totalmente confiável, o foco vai ser a melhora no desempenho", apontou. O 22º lugar obtido para o grid, no entanto, não demonstra a real condição do VR-01, primeiro carro a ser completamente desenvolvido no CFD, dispensando o uso do túnel de vento.
"Não é a nossa posição real por causa do peso extra que estamos carregando", revelou o piloto, que assim como o companheiro de equipe, tem sido instruído por seu engenheiro a ir para a pista com uma quantidade maior de combustível, ao contrário do que ocorre normalmente em treinos classificatórios, quando os pilotos usam uma quantidade mínima de gasolina para diminuir o peso, e consequentemente, conseguir tempos de volta mais rápidos.
A medida trata-se de uma precaução em virtude de um problema enfrentado na sexta-feira com um dos pescadores de combustível (que leva a gasolina do tanque para o motor) do VR-01. Nick Wirth, projetista do modelo da Virgin, explica que tanto o carro de Lucas como o do alemão Timo Glock estão indo à pista sempre com combustível extra, o que acarreta sobrepeso.
"Além disso, sou mais alto e mais pesado que o meu companheiro de equipe, e só esta diferença já representa cerca de oito décimos no tempo de volta", apontou o brasileiro. "Então, acho que em condições normais nós estaríamos mais próximos dos carros da Lotus", analisou.
Além do peso extra em seu VR-01, houve outro fator que impediu o brasileiro de conquistar tempos de volta mais baixos durante o classificatório. Fator externo que pegou alguns outros pilotos de surpresa: a súbita queda da temperatura ambiente - e por conseqüência, do asfalto - entre o terceiro treino livre, realizado durante a manhã (no horário australiano), e a sessão que definiu as posições no grid.
"O treino livre foi bom, consegui dar várias voltas", afirmou Lucas, que marcou o 21º tempo da sessão e ficou à frente de seu companheiro de equipe na Virgin Racing, o alemão Timo Glock. "Depois disso melhoramos um pouco o acerto, mas a temperatura na hora da classificação baixou 10 graus, o que tornou a tarefa de aquecer os pneus bem mais complicada, e o carro ficou muito instável e difícil de guiar, nos impedindo de maximizar a performance do carro nas voltas lançadas", explicou o brasileiro, que ficou com a 22ª posição no grid de largada.
Este foi um drama comum enfrentado por alguns pilotos em Melbourne. Felipe Massa também afirmou logo após o treino classificatório que por causa da queda de temperatura ele não conseguia maximizar o desempenho dos pneus em suas voltas rápidas.
Entretanto, o estreante brasileiro se mostra otimista para a corrida, que tem largada marcada para as 3 horas da manhã (horário de Brasília) deste domingo (28), com transmissão ao vivo pela Rede Globo. "Gostei da pista. Ela é mais rápida do que parece, mas tem muitas ondulações, o que para o nosso carro não é o ideal. O carro está melhor, não tivemos mais problemas hidráulicos. Depois de um início difícil, encontramos o caminho certo, e repito: quero fazer a corrida com o objetivo de terminá-la", disse.
Confira o grid de largada para o GP da Austrália:
1-) Sebastian VETTEL (ALE/Red Bull-Renault) - 1min23s919
2-) Mark WEBBER (AUS/Red Bull-Renault) - 1min24s035
3-) Fernando ALONSO (ESP/Ferrari) - 1min24s111
4-) Jenson BUTTON (ING/McLaren-Mercedes) - 1min24s675
5-) Felipe MASSA (BRA/Ferrari) - 1min24s837
6-) Nico ROSBERG (ALE/Mercedes) - 1min24s884
7-) Michael SCHUMACHER (ALE/Mercedes)- 1min24s927
8-) Rubens BARRICHELLO (BRA/Williams-Cosworth) - 1min25s217
9-) Robert KUBICA (POL/Renault) - 1min25s372
10-) Adrian SUTIL (ALE/Force India-Mercedes) - 1min26s036
11-) Lewis HAMILTON (ING/McLaren-Mercedes) - 1min25s184
12-) Sebastien BUEMI (SUI/Toro Rosso-Ferrari) - 1min25s638
13-) Vitantonio LIUZZI (ITA/Force India-Mercedes) - 1min25s743
14-) Pedro DE LA ROSA (ESP/Sauber-Ferrari) - 1min25s747
15-) Nico HULKENBERG (ALE/Williams-Cosworth) - 1min25s748
16-) Kamui KOBAYASHI (JAP/Sauber-Ferrari) - 1min25s777
17-) Jaime ALGUERSUARI (ESP/Toro Rosso-Ferrari) - 1min26s089
18-) Vitaly PETROV (RUS/Renault) - 1min26s471
19-) Heikki KOVALAINEN (FIN/Lotus-Cosworth) - 1min28s797
20-) Jarno TRULLI (ITA/Lotus-Cosworth) - 1min29s111
21-) Timo GLOCK (ALE/Virgin-Cosworth) - 1min29s592
22-) Lucas DI GRASSI (BRA/Virgin-Cosworth) - 1min30s185
23-) Bruno SENNA (BRA/Hispania-Cosworth) - 1min30s526
24-) Karun CHANDHOK (IND/Hispania-Cosworth) - 1min30s613
Lucas Di Grassi na internet: www.lucasdigrassi.com.br
Visite o site da Virgin Racing*: www.virginracing.com
*Para garantir o acesso às imagens, basta clicar no link "media", no canto inferior direito da página, e fazer o cadastro. Você receberá em seu e-mail um login e senha para conferir também as fotos do carro e dos pilotos
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