Os domingos de F-1 já começam a se acostumar com uma nova rotina. Até 2008, era bastante difícil acertar um palpite sobre quem levaria a próxima corrida do campeonato. Nesta temporada, contudo, existe um nome que desponta como potencial vencedor em todas as provas: Jenson Button.
No GP de Mônaco, não foi diferente. De forma tranquila, o piloto da Brawn GP conquistou a sua quinta vitória em seis Grandes Prêmios disputados até agora. Seu companheiro de equipe, Rubens Barrichello, terminou em segundo, a frente de Kimi Raikkonen, um dos destaques positivos de todo o final de semana.
Ao lado de Felipe Massa, que chegou em quarto lugar, o finlandês deu mostras de que a Ferrari voltou forte para a briga. Talvez, não para disputar o campeonato, mas, ao menos, para incomodar um pouco mais a soberana Brawn GP.
A corrida
A grande dúvida para a largada do GP de Mônaco seria como os pilotos se comportariam, num espaço tão estreito, com suas asas dianteiras mais largas em relação aos carros das antigas temporadas.
Contudo, enquanto os Grandes Prêmios anteriores foram marcados por acidentes logo na primeira curva, as ruas de Monte Carlo, ao contrário do que se pensava, não foram de palco de nenhum. Muito disso por cautela dos próprios pilotos: Kimi Raikkonen, por exemplo, perdeu, facilmente, a segunda posição para Rubens Barrichello.
Já o pole position Jenson Button não teve maiores problemas para manter a liderança. E o inglês tratou de abrir uma boa vantagem logo na primeira perna da corrida.
Um pouco mais atrás no grid, Sebastian Vettel, que saíra em quarto, nitidamente mais lento que os rivais, segurava a todos os outros pilotos.
Inclusive Felipe Massa, o quinto colocado. Ciente das melhores condições de seu F-60, o brasileiro partiu para cima do alemão da Red Bull. A estratégia, no entanto, não saiu como o esperado: ao perder o ponto da freada e passar reto numa chicane, ultrapassando Vettel de forma ilegal, o brasileiro teve de devolver a posição ao rival. Na balada de seu compatriota, Nico Rosberg aproveitou e também deixou o piloto da Ferrari para trás.
Entretanto, Massa conseguiu retomar o quinto lugar perdido para o alemão da Williams durante a sua parada nos boxes. E, a partir daí, o brasileiro, com pista livre, iniciou uma corrida agressiva, cravando volta mais rápida em cima de volta mais rápida. O objetivo era claro: aproximar-se de seu companheiro, Kimi Raikkonen. E, de fato, ele conseguiu. Todavia, não o suficiente para tentar qualquer ultrapassagem.
Do mesmo modo, ninguém foi capaz de ameaçar Jenson Button. Em mais uma corrida impecável, o inglês da Brawn GP liderou de ponta a ponta e foi, novamente, o vencedor. Agora, são cinco vitórias em seis Grandes Prêmios disputados. Domínio absoluto.
As ruas de Monte Carlo, contudo, puderam acompanhar o renascimento da Ferrari, que chegou ao pódio com a terceira posição de Kimi Raikkonen e ainda levou um quarto lugar com Felipe Massa.
Até agora, Button faturou quase tudo o que era possível: o inglês é o líder disparado do campeonato, com 51 pontos, 16 a frente de Rubens Barrichello. Entretanto, um novo desafio o aguarda na próxima rodada do campeonato: quebrar a soberania da escuderia de Maranello no Grande Prêmio da Turquia.
Até lá, o inglês terá bastante tempo para comemorar mais uma vitória na carreira e se orgulhar da hegemonia total na F-1 2009.
Confira a classificação final do GP de Mônaco:
1. Jenson Button (Brawn GP) 1h40:44.282
2. Rubens Barrichello (Brawn GP) + 7.666
3. Kimi Raikkonen (Ferrari) + 13.443
4. Felipe Massa (Ferrari) + 15.110
5. Mark Webber (Red Bull) + 15.730
6. Nico Rosberg (Williams) + 33.586
7. Fernando Alonso (Renault) + 37.839
8. Sebastien Bourdais (Toro Rosso) + 1:03.142
9. Giancarlo Fisichella (Force India) + 1:05.040
10. Timo Glock (Toyota) + 1 volta
11. Nick Heidfeld (BMW-Sauber) + 1 volta
12. Lewis Hamilton (McLaren) + 1 volta
13. Jarno Trulli (Toyota) + 1 volta
14. Adrian Sutil (Force India) + 1 volta
15. Kazuki Nakajima (Williams) + 2 voltas
Abandonos:
Heikki Kovalainen (McLaren) volta 52
Robert Kubica (BMW-Sauber) volta 31
Sebastian Vettel (Red Bull) volta 16
Nelsinho Piquet (Renault) volta 11
Sebastien Buemi (Toro Rosso) volta 11
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