A corrida começou com pista seca, mas nuvens ameaçadoras cercavam o circuito de Sepang. Na largada, Nico Rosberg pulou de quarto para primeiro enquanto Jenson Button, Jarno Trulli e o surpreendente Fernando Alonso dividiam a primeira curva.
Ainda na primeira volta, Button repassou Alonso rapidamente. O espanhol tinha um carro muito pesado por causa da gasolina e estava segurando o ritmo dos pilotos que estavam atrás dele. Rubens Barrichello, que pulou para quinto na largada, ficou preso atrás do bicampeão durante um tempo precioso.
Na frente, Rosberg e Trulli estavam mais leves que a dupla da Brawn. Button e Barrichello eram terceiro e quarto, respectivamente, e aproveitaram as voltas com pouco combustível para ganhar tempo em relação aos primeiros. Após a primeira rodada de pit stops, o inglês assumiu a liderança e o brasileiro colou no italiano da Toyota.
O céu ficou bem escuro e, na volta 18, a Ferrari decidiu colocar pneus de chuva no carro de Kimi Raikkonen, mesmo com poucas gotas no circuito. A mudança se revelou prematura e o finlandês perdeu mais de 20 segundos por volta.
Algumas voltas depois, a chuva caiu com mais força e todos os pilotos tiveram de entrar nos boxes. Apenas Glock optou pelos pneus intermediários, a aposta mais correta naquele momento. O alemão começou a escalar o pelotão e chegava a ser quase dez segundos mais rápido por volta que os líderes.
O alemão assumiu a liderança quando Button parou para colocar os intermediários. No entanto, o inglês recuperou a posição com facilidade, na volta em que retornou dos boxes. Quando todos decidiram trocar novamente os pneus, abandonando os de chuva, a tempestade caiu de vez em Sepang.
A corrida viu mais uma rodada de pit stops, com todos os pilotos voltando para os pneus de chuva forte. Mas a chuva já era bem intensa e tornou a pista impraticável em Sepang. O safety car entrou na pista na 31ª volta e a direção de prova interrompeu a corrida na passagem seguinte, com a bandeira vermelha.
Todos os carros ficaram parados na reta dos boxes, enquanto aguardavam uma decisão da direção. Após quase uma hora de paralisação, a corrida foi encerrada pelos comissários, principalmente pela falta de luz natural, porque a chuva já tinha diminuído sua intensidade.
resultado do GP da Malásia 2009
melhor volta: Jenson Button (Brawn GP) - 1m36s641
1 J. Button (ING) Brawn 31 voltas em 1h10m59s092
2 N. Heidfeld (ALE) BMW Sauber a 22s722
3 T. Glock (ALE) Toyota a 23s513
4 J. Trulli (ITA) Toyota a 46s173
5 R. Barrichello (BRA) Brawn a 47s360
6 M. Webber (AUS) RBR a 52s333
7 L. Hamilton (ING) McLaren a 1m00s733
8 N. Rosberg (ALE) Williams a 1m11s576
9 F. Massa (BRA) Ferrari a 1m16s932
10 S. Bourdais (FRA) STR a 1m42s164
11 F. Alonso (ESP) Renault a 1 volta
12 K. Nakajima (JAP) Williams a 1 volta
13 N. Piquet (BRA) Renault a 1 volta
14 K. Raikkonen (FIN) Ferrari a 1 volta
15 S. Vettel (ALE) RBR a 1 volta
16 S. Buemi (SUI) STR a 1 volta
17 A. Sutil (ALE) Force India a 1 volta
18 G. Fisichella (ITA) Force India a 2 voltas
19 R. Kubica (POL) BMW Sauber a 30 voltas/mecânico
20 H. Kovalainen (FIN) McLaren a 31 voltas/rodada
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